quarta-feira, 13 de junho de 2012

Filigranas



A pele enrugada
forma desenhos
onde, aqui e acolá
sulca uma veia azul.
Bordado que o tempo teceu
com zelo
anos a fio,
desde o antes de chegar.
Tarefa fantástica
sem similar cibernética,
filigranas e tramas
criadas entre risos
lágrimas,
gozo e sangue.

A renda do tempo,
tecida em fios da vida,
borda no corpo,
em pontos de claros
e escuros,
um enigma.
Por mais que avance
a ciência,
nunca se saberá
ao certo
onde o fio dessa meada.

Dirá o inconformado
que nem boa rendeira
é esta, a vida,
que zela a agulha,
mas deixa solta a traça,
que corrói o bordado,
sem reparar o linho
ou o algodão.

Dirá o que tem consolo,
que em menos tempo
que trace a traça o pano,
a vida,
que é esta a rendeira,
tão destra que é,
recomeça noutro ponto
e, em mais que cambraia
tece um novo
e delicado bordado.

Alheio a tudo,
o velho,
que nada entende de rendaria,
olha resignado
os veios de suas mãos enrugadas,
enquanto um riso de criança
enche-lhe os ouvidos.
Então ele levanta a cabeça
e sorri docemente
mostrando as gengivas
rosadas e brilhantes.


11 comentários:

  1. Diante deste bordado, acho que vale sempre a gente remendar a linha e espantar a traça. Mostra a nossa persistência em se concluir o trabalho. Acredito que a felicidade está sempre no presente, sempre perto.
    Mais uma vez, lindo poema!
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela coragem Lenir. Que seus momentos de 'luz' possam sempre nos iluminar. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Lu, põe coragem nisso!Mas vamos melhorar no conteúdo e na forma.Obrigada pelo comentário.Valeu!

      Excluir
  3. Lindo! lindo! voce me emociona,toca fundo...
    Luzes, muitas luzes...
    bjss
    Chiquita

    ResponderExcluir
  4. Bebel, minha doce menina,beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. Lenir, como eu já esperava, mais um lindo poema ou poesia,Nunca soube distingui bem. O importante é que ele revela seu talento e sensibilidade.Vamos em frente. beijos da amiga Regina Gaio.

    ResponderExcluir
  6. E, como diria meu amigo José Santos a minha vida imita a minha datilografia. ( LEIA-SE distinguir).

    ResponderExcluir
  7. Valeu Reca!Saiba que vc. é um fonte de inspiração.Bjs.

    ResponderExcluir
  8. A pele enrugada forma desenhos... no tempo
    Leni, vejo meu pai e minha neta no poema.
    Abs,
    Tadeu

    ResponderExcluir
  9. Como é prazeroso ser entendida,Tadeu!Abs.

    ResponderExcluir